Como proteger o seu conteúdo de copias

Domingo, Novembro 28th, 2010 In seo / No Comments

Sites, ou pseudo-sites,  que  apenas são copias de artigos de diversos blogs brotam como cogumelos no Outono. Eu, na minha óptica, penso que não nos devemos preocupar com esse scripts que  geram conteúdo copiado conteúdo aqui e ali. O sucesso, se chegarem a ter, dura muito pouco. Os motores de busca não gostam muito deste tipo de sites. A google tem inclusive um formulário para reportar esta forma de spam.

Se ainda assim estas preocupado com estes copiadores automaticos, existe uma forma de protegeres o teu conteúdo de uma forma simples. Segue estes dois passo:

  • Nas definições de leitura encontras uma checkbox onde deve escolher: resumo  "Para cada post num feed"
  • Instala o plugin "RSS Footer" e define o modo como irá aparecer a assinatura de cada post no "feed".

Com este dois simples passos todos os site-parasita que se alimenta do teu blog  terão apenas um excerto do teu artigo bem como a assinatura que tu definires.

Restando apenas  aqueles que visitam o teu blog   seleccionam o que escreveste e fazem "copy" mas para esses também há uma solução. Temos o Tynt que nos protege. Como o Tynt temos um pouco mais de garantias que o nosso conteúdo  é  realmente associado ao nosso blog. Quando fazem "past" é incluída também a assinatura do blog de origem.
Podem sempre apagar manualmente, mas  também, quem cria sites-copia, não querem realmente  ter muito trabalho  e vão roubar conteúdo para outro lado.

Espero que esta Dica tenha ajudado. Não te preocupes tanto com estas formas de roubo, e continua a produzir excelente conteúdo para o teu blog.

Optimização de sites de download

Terça-feira, Outubro 27th, 2009 In seo / No Comments

Um tipo de site muito comum nos dias de hoje, apesar de constantemente na mira das autoridades, são os site dedicados aos downloads.

Um dos problemas que os webmasters deste tipo de sites costuma provocar é uma navegação completamente caotica, centenas de  links na mesma página, centenas de banners,  a maioria a piscar, popup aborrecidos e um sem fim de situação que torna a experiência dos visitantes numa verdadeira catástrofe. Ou os conteudos, neste caso os downloads, são mesmo originais e os visitantes ate se tornam assíduos ou vão visitar outro blog de downloads que tenha uma navegação mais simples e menos publicidade irritante.

Não querendo fomentar actividades ilegais o grave problema destes sites consiste na duplicação de conteúdo. Copiam textos e imagens uns dos outros. Paras os motores de busca se um blog contiver pouco conteúdo original  acaba por ser penalizado não pelo tipo de conteúdo mas pela sua duplicação.

Não têm desculpa para não criarem conteúdo original. O meu concelho vai para títulos  criativos,  o texto alternativo das imagens com as keywords apropriadas  e descrições bem elaboradas, e porque não uma opinião pessoal sobre o material que estão a difundir.

Nesta análise não irei incluir o link pelos motivos óbvios, no entanto irei dizer que o site desta semana se encontra entre os meus seguidores do twitter ;)

Quais as virtudes de um bom SEO

Terça-feira, Julho 21st, 2009 In seo / 1 Comment

Não digo que exista um tipo de personalidade ideal para ser um profissional do Search Marketing mas a grande maioria das actividades exigem que se tenha calma. Para alem de conhecimentos técnicos de html, javascript ,css e ainda requisito ser bastante paciente.

Não existem soluções rápidas. É sempre um processo lento, que tem que ser adaptado a cada caso. É claro que existem fórmulas de sucesso rápido. Mas seguir por esse caminho da sempre em prejuízo.

O conteúdo deve surgir naturalmente e ser bem genuíno. Os motores de busca têm um sentido de “dejá vue” muito apurado e se é coisa de penalizam são aqueles packs de conteúdo pré-feito.

O links são aparecem do nada. Mais vale um bom link por semana que 1000 links sem qualquer sentido. Os links fantásticos são aqueles de sites que nos já admiramos e tentamos seguir como exemplo.

Passar os dias mexer da estrutura do site também não é bem. Quando se pretende mudar a estrutura de um site existem alguns mecanismos, como os redirect, que podem suavizar as alterações mas, não se pode nem esperar que as alterações deiam benefícios imediatos ou seja só ganhos. As vezes também se perdem por exemplo páginas indexadas. Tem que ser paciência e esperar uma a três semanas para vislumbrar alguns resultados.

E claro que não podia deixar de lado virtudes como honestidade, profissionalismo, optimismo, astúcia e tantas outras que definem a generalidade dos bons profissionais. Mas trabalhar em SEO e exige ter paciência, controlar bem os testes e medir de forma adequada os resultados que são obtidos.