No caminho do sucesso: a taxa de abandono

Quinta-feira, Dezembro 3rd, 2009

O Google Analytics é uma ferramenta preciosa para perceber, medir, o sucesso dos nossos blogs. Esta ferramenta, gratuita fornece um dado precioso na hora de compreender o que se passa com os nossos visitantes. O dado mais importante é a taxa de abandono dos visitantes, ter 1000 visitantes com uma taxa de 90% de abandono é um aviso serio. O seu tráfego pode diminuir muito em breve. Essa é a métrica é de muita importância para a Google, esta intimamente ligada com o valor tem o seu blog tem para uma determinada pesquisa.

Veja este exemplo:

exemplo taxa de abandono

Imagem obtida no Analytics em Conteúdo/ Principais páginas de destino

Na imagem, um printscreen tirado blog do qual sou fundador, saliento a vermelho a gravidade da situação. Num determinado post recebeu 328 entradas, vindas dos motores de busca, das quais 309 saíram logo, nem um único click, quase 95% de tx de abandono, porque? Será que encontraram o que pesquisavam?

É pouco provável. Mas estudando melhor os dados da url, clique no link, é fácil reparar que o tempo médio na pagina é de 3:52 minutos. Afinal parece ser verdade, os visitantes ficaram satisfeitos com o que leram e foram implementar a ideia de descrevo no texto, resta saber se voltam mais tarde mas por agora parece ter ficaram satisfeitos. Talvez receba um bookmark ou um link para essa página. Este post vai ficar sobre vigilância para saber quantos retornos tem.

Mas nem sempre fico tão optimista quando vejo uma taxa de abandono elevada. Na linha que indica 75% de tx de abandono analisando cuidadosamente os dados fico com a ideia que o post precisa de ser urgentemente melhorado. O tempo médio do visitante é realmente muito baixo, não cativa a leitura, tem qualquer problema vai precisar de alguma atenção pois pode estar a afectar a credibilidade e a reputação do meu blog.

Senão usa o Google Analytics esta a perder os dados fornecidos como este importantíssimo indicador. Sem ideia das sua taxas de abandono vai ser muito difícil encontrar o caminho do sucesso online. Pare de usar esses contadores de visitas que só server para encher o ego e use ferramentas que praticamente lhe ensinam o caminho para o sucesso.

Etiquetas:, ,
One Response to “No caminho do sucesso: a taxa de abandono”

  1. ÊEÊEÊ O Abandonoooo =x

Leave a Reply