Erros de html podem penalizar um site?

Domingo, Novembro 15th, 2009

Mesmo com erros  graves os sites aparecem perfeitos muito  porque os browser fazem maravilhas, corrigindo o código hml. Eliminam todos os problema que afecta a visualização da página mas o problema persiste. Os motores de busca continuam a indexar as páginas com os problemas , no entanto, existem alguns erros que podem sair carro.

Alguns exemplos:

  • Links comdois  href para  dois links distintos, acontece quando faz html com editores só de texto;
  • ver imagens tem alt, uma imagem sem o texto alternativo pouco valor tem, pior ainda se o caminho da imagem estiver errado;
  • as imagens não tem rel=’nofollow’, já optimizei um site que tinha um erros destes. Esta falha podem pensar não é grave, é uma daquelas pode chamar atenção dos motores de busca para o uso excessivo de técnicas SEO, grandes hipoteses de ser penalizado.
  • erros de javascript, para alem de atrasarem  a renderização da pagina dão um aspecto pouco profissional, os motores de busca podem achar estamos dissimular código javascript com outros propósitos.

Alguns deste erros acidentais podem ser confundidos com  técnicas de backseo, ou uso excessivo de técnicas SEO, e por consequência, as páginas acabam por ser injustamente penalizadas.

É certo que é difícil ter uma pagina validada é sem erros mas as vantagens são obvias.O site ideal  não tem  erros de validação. O consorcio W3C tem um validador, gratuito, que assinala  erros e avisos  facilitando a vida aos que aventuram nos mundos do HTML.

Link a recordar:

Validador de HTML da W3C

Etiquetas:, ,
3 Responses to “Erros de html podem penalizar um site?”

  1. Concordo. O ideal é realmente que o site não tenha erros de validação, porque dessa forma aumentam as chances de ser exibido da mesma forma em navegadores diferentes. Porém, erros no HTML não vão penalizar um site. Quer saber de uma coisa? Visita a página do Google e dá uma olhadinha no código-fonte. Nem usam as tags de fechamento </body> e </html>.

    Abraços.


  2. Olha eu acho que erros de HTML não comprometem muito não, por curiosidade validei o site americanas.com.br , há 33 erros de HTML e eles estão na posição nr 1 em várias palavras chaves.


    • Exatamente tem 33 erros detectados na sua maioria dentro de um javascript, que podem ser evitados com com a coloca de "<!-- " depois de <script> e "-->" antes de fechar o script. Não tem erros de HTML graves como esquecer de fechar uma tag html ou erros como este


      <div>
      <span>
      ...
      </div>
      </span>

      Erros como esse podem custar pontos perdidos num dos parâmetros dos rankings, a google diz que existem mais de 200 parâmetros e o HTML é por nossa conta, podemos garantir nos mesmos.

Leave a Reply