SEO todos os dias

Quinta-feira, Junho 21st, 2012 In Destaque, seo / No Comments

Muito  se especula sobre a morte do SEO, mas será que estará morto?!

 

 

 

Como proteger o seu conteúdo de copias

Domingo, Novembro 28th, 2010 In seo / No Comments

Sites, ou pseudo-sites,  que  apenas são copias de artigos de diversos blogs brotam como cogumelos no Outono. Eu, na minha óptica, penso que não nos devemos preocupar com esse scripts que  geram conteúdo copiado conteúdo aqui e ali. O sucesso, se chegarem a ter, dura muito pouco. Os motores de busca não gostam muito deste tipo de sites. A google tem inclusive um formulário para reportar esta forma de spam.

Se ainda assim estas preocupado com estes copiadores automaticos, existe uma forma de protegeres o teu conteúdo de uma forma simples. Segue estes dois passo:

  • Nas definições de leitura encontras uma checkbox onde deve escolher: resumo  "Para cada post num feed"
  • Instala o plugin "RSS Footer" e define o modo como irá aparecer a assinatura de cada post no "feed".

Com este dois simples passos todos os site-parasita que se alimenta do teu blog  terão apenas um excerto do teu artigo bem como a assinatura que tu definires.

Restando apenas  aqueles que visitam o teu blog   seleccionam o que escreveste e fazem "copy" mas para esses também há uma solução. Temos o Tynt que nos protege. Como o Tynt temos um pouco mais de garantias que o nosso conteúdo  é  realmente associado ao nosso blog. Quando fazem "past" é incluída também a assinatura do blog de origem.
Podem sempre apagar manualmente, mas  também, quem cria sites-copia, não querem realmente  ter muito trabalho  e vão roubar conteúdo para outro lado.

Espero que esta Dica tenha ajudado. Não te preocupes tanto com estas formas de roubo, e continua a produzir excelente conteúdo para o teu blog.

Mais trafego para o teu fórum

Quarta-feira, Março 24th, 2010 In seo / No Comments

Uma das melhores plataformas para obter  um grande volume de visitantes são  sem dúvida os  fóruns de discussão.  É  frequente ver inúmeros  foruns que têm elevados  niveis de participação no entanto aparte dos utilizadores regulares não cresce o número de visitantes organicos, vindos dos motores de busca.

Tudo se deve em grande parte aos problemas de arquitetura que existem nas mais comuns plataformas  forum,  exemplo o phpBB. O problema nem se deve tanto  ao sistema  mas sim  aos templates usados.

Hoje vamos-nos centrar apenas num problema. A dualidade de urls. É comum  ”http://forum.zzz.com” e “http://forum.zzz.com/index.php” coexistirem, o  que é um problema de arquitetura na maioria dos sites.

Se pensarmos um pouco vemos já duas situações problemáticas:

  • A maioria dos links externos apontam para o url sem index.php;
  • Existem links internos que apontam tanto para o url com index.php como sem index.php.

Ora isto afecta seriamente a reputação da nossa primeira página. Toda a reputação alcançada com a nossa primeira página estará pelo menos dividia em dois. Mas como Solucionar este problema?

É aqui que entra o uso do .htaccess, sem grandes complicações suprimimos o problema de raiz. Edite o ficheiro .htaccess  do seu site e adicione:

Options +FollowSymLinks
DirectoryIndex index.php

RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteCond %{THE_REQUEST} ^[A-Z]{3,9} /index.php HTTP/
RewriteRule ^index.php$ http://forum.zzz.com/ [R=301,L]

RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /index.php [L]

Note que deve substituir zzz.com pelo seu endereço, ou  caso use um endereço tipo zzz.com/forum deve adaptar o código às suas necessidades.

Com esta correção htaccess  eliminamos assim a divisão de reputação na primeira página do seu fórum. Após efetuar esta alteração deixe  marinar durante duas semanas e conte-me qual foi o seu aumento de visitantes orgânicos.

No caminho do sucesso: a taxa de abandono

Quinta-feira, Dezembro 3rd, 2009 In seo / 1 Comment

O Google Analytics é uma ferramenta preciosa para perceber, medir, o sucesso dos nossos blogs. Esta ferramenta, gratuita fornece um dado precioso na hora de compreender o que se passa com os nossos visitantes. O dado mais importante é a taxa de abandono dos visitantes, ter 1000 visitantes com uma taxa de 90% de abandono é um aviso serio. O seu tráfego pode diminuir muito em breve. Essa é a métrica é de muita importância para a Google, esta intimamente ligada com o valor tem o seu blog tem para uma determinada pesquisa.

Veja este exemplo:

exemplo taxa de abandono

Imagem obtida no Analytics em Conteúdo/ Principais páginas de destino

Na imagem, um printscreen tirado blog do qual sou fundador, saliento a vermelho a gravidade da situação. Num determinado post recebeu 328 entradas, vindas dos motores de busca, das quais 309 saíram logo, nem um único click, quase 95% de tx de abandono, porque? Será que encontraram o que pesquisavam?

É pouco provável. Mas estudando melhor os dados da url, clique no link, é fácil reparar que o tempo médio na pagina é de 3:52 minutos. Afinal parece ser verdade, os visitantes ficaram satisfeitos com o que leram e foram implementar a ideia de descrevo no texto, resta saber se voltam mais tarde mas por agora parece ter ficaram satisfeitos. Talvez receba um bookmark ou um link para essa página. Este post vai ficar sobre vigilância para saber quantos retornos tem.

Mas nem sempre fico tão optimista quando vejo uma taxa de abandono elevada. Na linha que indica 75% de tx de abandono analisando cuidadosamente os dados fico com a ideia que o post precisa de ser urgentemente melhorado. O tempo médio do visitante é realmente muito baixo, não cativa a leitura, tem qualquer problema vai precisar de alguma atenção pois pode estar a afectar a credibilidade e a reputação do meu blog.

Senão usa o Google Analytics esta a perder os dados fornecidos como este importantíssimo indicador. Sem ideia das sua taxas de abandono vai ser muito difícil encontrar o caminho do sucesso online. Pare de usar esses contadores de visitas que só server para encher o ego e use ferramentas que praticamente lhe ensinam o caminho para o sucesso.

No caminho do sucesso: construindo o networking

Sexta-feira, Novembro 27th, 2009 In seo / No Comments

O tema de hoje é um pouco mais avançado, vou ser mais cuidadoso com as palavras de forma a transmitir a imagem que pretendo que assimile.

Quando se já é popular lançar um blog é muito simples, imagine uma estrela de radio, que tem a possibilidade de falar sem guião e divulga o seu blog no seu programa de radio. Esse blog esta lançado. Se ele esta numa radio e tem um programa onde pode divulgar o que quiser ele é presumivelmente um bom comunicador, mas será que escrevendo, no blog, também domina ? Não interessa, já tem um bom networking. Qualquer coisa que faça já tem um vasto número de seguidores.

Você sente que é bem popular, tem muitos amigos, centenas de colegas de escola, de universidade, de trabalho, família enorme… Se o seu objectivo é apenas alcançar as pessoas com que já se cruzou então nem precisa ler mais. Mas pense na quantidade de gente usando a net que possivelmente pode estar interessada na sua opinião, nos seus produtos, nos seus trabalhos ou seus serviços.

Como chegar a essa gente? Você não é estrela do radio, Vai precisar de uma estratégia de marketing.

Os seus amigos, colegas ou familiares podem ajudar a divulgar o seu site mas dificilmente serão eles que lhe dão o sucesso pretendido. Vai ter procurar em motores de busca, em fóruns, nos comentários blogs a sua notoriedade. O seu objectivo é alcançar gente que escute, leia, que compre os seus produtos. Deve ainda procurar nas rede sociais, facebook ou twitter, por visitantes, leitores ou clientes que estes sim o ajudaram atingir o sucesso.

redes sociais

As redes sociais tem mecanismos de busca, use-os para encontra pessoas que procuram o que você tem para oferecer. Este método para alem de ser gratuito, vai ainda entrar em contacto com projecto similares ao seus, talvez aprenda algo, siga todas a pessoas do seu ramo/ tema não tenha vergonha nem inveja pois assim nunca vai conseguir ter uma boa rede de networking. Sem uma boa rede de contactos o seu sucesso vai ser muito mais lento a distribuição dos seu projectos ou serviços ou simplesmente não chegam as pessoas que precisa no seu caminho do sucesso.

No caminho do sucesso: a plataforma

Quinta-feira, Novembro 26th, 2009 In seo / No Comments

Vou continuar o mini-curso iniciado esta semana. Se ate agora ainda não viu nada de muito avançado, peço desculpa  mas quero fazer um mini curso que encaminhe os que estão agora começar. Se já esta mais avançado na caminhada do sucesso podem comentar se foi deste modo de começou.

O tema de hoje é a qual a plataforma web para o seu sucesso.

Existem um sem numero de plataformas web, na sua grande maioria gratuitas,  existem também algumas pagas. Algumas prometem fazer milagres, com isso tentam justificar o sua compra, mas para que gastar dinheiro quando temos o WordPress gratuito.

Já trabalhei com diversas plataformas, adicionado algumas funcionalidades com funções a pedido, cheguei a desenvolver uma plataforma completamenta de raiz, mas, o wordpress é realmente a melhor plataforma para montar o seu blog na web.

Se quer dedicar-se realmente apenas a escrita e não perder tempo com php,javascript,html,  ou css  o melhor é mesmo instalar um worpress,  activar os plugins estritamente necessários, escolher um bom template  e começar a escrever.

wordpress template

Pode ir a http://wordpress.com e criar o seu blog, mas calma, devo alertar já se pretende realmente ser bem sucedido como bloguer tem que alojar o seu próprio blog. Para saber mais sobre o tema recomendo a leitura do artigo o melhor alojamento.  Não poder usar o máximo de personalização do seu site esta a partida limitado o seu sucesso, vou falar de alguns pormenores que não vai poder usar senão tiver acesso total e exclusivo a plataforma do seu blog.

Com o wordpress a funcionar correctamente só tem que se preocupar em escrever artigos de qualidade e, como referi anteriormente espalhar as suas ideias ao mundo . Convém ir actualizando o seu  wordpress por questões de segurança, mas ate isso é simples, basta com clicar num link e ele seu auto-actualiza.

Nota: os plugins estritamente necessário são: o “google xml sitemap “e “all in one seo pack”.

Link do WordPress:

Download

Blogando a caminho do sucesso, a colheita de links

Terça-feira, Novembro 24th, 2009 In seo / No Comments

Vou continuar o mini curso iniciado no artigo Torne o seu blogue num caso de sucesso, e sem mais demoras o tema de hoje é colheita de links.

Uma coisa de suma importância que tem interiorizar é que não basta escrever sobre o tema em que se sente um especialista e sentar-se a espera que os visitantes lhe encham o site de visitas e comentários dizendo que adoram os seus artigos. Pode acontecer, sim, por vezes existem pessoas capazes de descobrir o filão de Ouro, ate parece que têm o sucesso a espera que comecem a escrever.

Mas não se deixe enganar, a maioria das vezes o sucesso é fruto de algum planeamento e tenacidade. Por muito notável sinta que o seu blogue seja, ou ate os seus amigos estão maravilhados com o seu trabalho. É digo eu, é uma pena não distribuir, espalhar as suas ideias ao mundo. Colocar na assinatura dos seus emails e enviar para toda a sua lista é bom mas não basta, quantos emails recebe que nem repara que na assinatura contem um link?

Vai ter que procurar outros blogs que falem dos mesmos assuntos, da mesma temática. Apresente-se deixando um comentário, entre em contacto com a pessoa que escreve neste blog que já esta a seu considerar rival. Mas antes de enfatizar a rivalidade pense numa coisa, se pesquisar por temas de escreve no seu blogue quem são os blogs que encontra nos lugares cimeiros dos motores de busca?

Sim esses sãos os seus rivais. Mas calma, eles neste momento mais tráfego, dominam, mas aprenda a gostar deles, tente aprender como eles como conseguiram o primeiro lugar no Google. Seja humilde e aprenda a analisar o sucesso dos outros e conquistar links para o seu blog.

web  links

Esses links vão ser vistos por visitante desses blogs de sucesso, são a sua forma de publicidade mais barata e simples, se o seu comentário for interessante talvez consiga visitantes para o seu blog, quem sabe senão vão ficar leitores regulares. De qualquer dos modos os motores de busca vão ver esses links, mesmo com a tag nofollow, são vistos e vão ser considerados no momento de gerar as listas dos resultados da suas pesquisas. Quanto mais links tiver, e de blogues de topo mais divulgado estará o seu blog, maiores são as possibilidades de obter o sucesso esperado. Só não criem dezenas de links no mesmo dia, ou vai ser penalizado, e continue a actualizar o seu blog com as suas melhores palavras.

Torne o seu blogue num caso de sucesso

Segunda-feira, Novembro 23rd, 2009 In seo / No Comments

Vou dar início a sucessão de artigos em que juntos vamos transformar o seu blog um caso de sucesso. Não precisa de se inscrever mas se não quiser perder pitada o melhor é mesmo subscrever o rss feed, e acompanhar via Google reader ou no seu leitor RSS preferido.

Sabe quantos visitantes tem vindo de motores de busca?

Se não sabe responder a esta questão como sabe que não estará já a dominar o tema sobre o qual escreve no seu blog.

Sabe quais as keywords que lhe dão tráfego?

Sem saber quais as keywords lhe dão visitantes Web como sabe que está a chegar as pessoas que se interessam por aquilo que escreve.

Qual é o tema, sobre que escreve? Qual é tema central do seu blogue?

Se escreve só por escreve não estaria a ler este artigo. Pode escrever sobre imensas coisas mas tem de haver um tema que domine o seu blogue, aquilo que talvez ainda não tenha notado mas é o tema que mais comentário tem, e que recebe mais visitas, muito porque o Google, o juiz dominante, já decidiu que esse era o tema mais importante do seu blogue. Será que o Google acertou?

Sabe quantas pessoas se interessam por esse tema?

Se escreve pelos eventos que ocorrem no seu bairro se lá vivem 50 pessoas e 35 visitaram o teu blog já tem sucesso bastante considerável.

Primeiro que tudo precisa de uma métrica, algo que lhe mostre dados que lhe farão perceber qual é o caminho do sucesso. Não basta com saber que teve 100 visitantes num dia e depois não compreende porque é que o número não cresce. Comece com usar uma ferramenta como o Google Analytics. Vai precisar desta ferramenta, gratuita, para acompanhar este mini curso que o ajudara a tornar o seu blog num caso de sucesso.

Como fazer um flash intro que não seja um pesadelo

Quarta-feira, Novembro 18th, 2009 In seo / No Comments

As flash intro tipicamente são uma pesadelo do ponto de vista SEO. Mas existem técnicas para  criar   intros de forma que ate beneficiam o seu site. Começo pelo aspectos negativos deste tipo de páginas:

  • Os motores de busca adoram conteúdo fresco, especialmente na primeira página, ora as típicas flash intros ficam eternamente iguais, sem novidades, aborrecendo os visitantes e bots;
  • os visitantes que chegam a sua página, não tem paciência para estar a ver uma longa intro, querem ver o pesquisaram;
  • com o intuito de uma intro dinâmica, motion tweens e sons vão fazer a página ficar pesada,  nem todos os temos banda larga,  raramente esperamos muito tempo.

… e podia continuar mas passemos a como fazer bem uma flash intro:

  • a homepage ira receber todo o google PageRank, com isso podemos seleccionar quais a secções do nosso site que merecem ter um link da homepage e assim receber algum PageRank. Os links não devem ser colocado no inteiro do flash mas sim em html;
  • Ter especial cuidado e optimizar o intro flash por forma a este ter o menor peso possivel;
  • não force que todos os que entra na sua pagina tenham que ver a intro,  para alem do tradicional botão de “skip intro”, deve ter uma programação em a intro é apenas exibida um vez  a cada visitante;

Se o desejo de ter uma flash intro na sua página não arrefeceu com estes meus alerta  faça-o de um modo que aborreça todos os que visitam a sua página.

Leitura recomendada:

Cuide do seu domínio, não o deixe expirar

Terça-feira, Novembro 17th, 2009 In seo / No Comments

O meu Domínio expirou que consequências posso vir a ter com isso?

Para alem de poder vir a perder esse domínio,  mesmo sem o perder o controlo do dominio pode vir a sofrer consequências  que vão demorar a  serem ultrapassadas.

Os domínios expirados ficam um mês a espera da recompra do antigo dono. Mas actue o mais rápido que puder.

O seu domínio é sua marca na internet.Os prejuízos mais rápidos de sentir são da má imagem para o visitante, ou cliente, que após digitar o endereço no seu browser  este não deu em nada,  não espere que o avisem que o seu site não esta a funcionar. Nem fique a espera q ele volte a tentar mais tarde.

Se  efectua contactos através do email, com o domínio expirado, vai perder os emails, não espere que lhe voltem a enviar os emails perdidos. Tente de forma subtil  tentar perceber se os seu clientes ou fornecedores lhe enviaram algum email que não tenha recebido.

Quanto aos motores de busca também fácil prever que não vai ser bom para si, tudo depende  de quanto tempo não recompra seu domínio. Após recuperar o domínio não deve alterar qualquer dados no contacto  pois corre ainda mais riscos. Pode ser interpretado com uma mudança de dono.  É comum assistir a um quebra significativa do trafego pois os motores de busca de algum modo fazer um reset ao histórico do domínio,  fica sujeito as mesmos efeitos com se de um site novo se tratasse.  Com uma atenuante, se for rápido não perdera muitas páginas indexadas.  Quanto ao Page Rank com algum tempo ira  voltar ao normal.

Cuide dos seu domínios,  quanto mais antigos, mais reputados eles forem mais credíveis são os seus artigos, produtos e o dono do domínio.  Coloque uma alerta no telemóvel, registe ou renove em datas fáceis de decorar ou recorra a serviços que cuidem destes pormenores. Se tem uma empresa que  cuida dos seu domínio o  deixa expirar  sem um único email de aviso,  ou um telefonema, talvez seja altura de procurar alguém que deia mais valor a suas marca na internet.